” Estamos hoje expostos a mais negatividade em 24 horas, do que estávamos durante uma vida inteira há 25 anos atrás.” Jay Shetty
Pensem nisto.
Todos já o experimentamos. Lemos as mensagens vinda de amigos, vemos noticias, ouvimos conversas em redor, acedemos constantemente às redes sociais, olhamos as televisões. Mesmo a andar pela rua, absorvemos as noticias…..Se formos pensar na vida há 25, 30 anos atrás, as noticias demoravam meses a viajar até chegar a diferentes cidades, e quando chegavam, já eram novidades antigas.
Hoje, as noticias espalham-se ao minuto, e com elas a negatividade, que nos invade. Por exemplo, se compararmos duas novidades criadas ao mesmo tempo: uma de 1 pessoa que faleceu e outra de uma que nasceu, há maior tendência de mais de nós sentirem-se tristes pela que faleceu, do que felizes pela que nasceu… a mente foca-se no negativo, porque é o que consumimos diariamente em mais escala.
E quando o fazemos, constantemente, todos os dias, a toda a hora, durante anos, amplificamos-a gravemente na nossa vida.
Mais sério ainda, é podermos passar ao outro a carga que acabamos de absorver, através das redes sociais. O botão partilhar, que pode (e deveria) mudar mentalidades, melhorar estados de espírito, apoiar e ajudar a inverter situações, e até mudar economias e nações, é na maioria das vezes usado como um multiplicador do menos bom.
Tem tanto poder, esse botão. É gratuito e só clicar. É como um voto: decide. Se for usado para + positividade, mostrando preferência pelo que nos faz + feliz e crescer como seres, as noticias positivas seriam criadas em maior escala.
Pensem nisto.
É mindset?
Quando perdemos choramos uma semana, quando ganhamos celebramos um só dia….
Eu. Eu também por vezes me deixo contagiar. E não quero com este artigo, dar a entender que sou perfeita. Não sou. Estou numa fase, e por isso talvez a vontade de escrever este artigo, que ganho cada vez mais consciência das minhas palavras e antecipo as consequências o mais possível…é tão fácil espalhar-se a negatividade, e tão mais difícil trabalhar a mente ao contrário. Pensar antes de saírem as palavras…. Nunca sentiram como que uma ligeira vergonha na consciência? ….”Ups não devia ter dito isto..”
Mas como a invertemos?
Eis algumas estratégias para lidar com a negatividade:
- Sentirmos gratos por si só não chega. É muito importante celebrar mais, absorver essa boa sensação muito mais, partilhar por mais tempo tudo o que é positivo e de sucesso nas nossas vidas, sem nos sentirmos egocêntricos ou arrogantes.
- Termos a certeza de que lemos, pesquisarmos e partilhamos +boas noticias que acontecem pelo mundo. Pois elas existem, e são muitas. Quando fazemos isso, aumentamos a nossa esperança e a nossa motivação, de nós também fazermos alguma diferença no mundo. Por isso partilhem!
- Sejamos mais seletivos com o que chega até nós. Perguntem-se: É importante para mim ler isto? Vai contribuir para a minha vida em que forma? É me útil e vai verdadeiramente ajudar-me a viver melhor?
- Não deixar que a negatividade nos surpreendam. Processa e reflecte.
- Não fazer julgamentos sem conhecer bem todos os factos. Este é um dos maiores erros que fazemos. Acreditar no título. Acreditar e multiplicar algo que nos foi dito, sem ter a certeza e conhecer as verdadeiras causas e razões.
Faz sentido para vocês?
Espero que este pequeno texto ajude a não deixarmos de acreditar. Não é verdade. Não há necessidade de não acreditarmos que conseguimos mudar. Que nos faça expandir a mente e reflectir.
Sintam-se à vontade de comentar mais estratégias para lidarmos com a negatividade, e assim aprendermos uns com os outros.
Obrigada por estar desse lado e por acompanharem o meu blog. Se gostaram, partilhem pelos vossos contactos e contagiem…pelo bem.

0 Comments